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Conheça Tudo Sobre TPMS: Evite Acidentes por Pressão Baixa

"A pressão dos pneus afeta o manuseio do seu carro. Segundo dados da Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário dos EUA (NHTSA), quase 250.000 acidentes por ano nos EUA são causados por pneus com pressão baixa."

Uma pesquisa da Pirelli no Brasil revelou que cerca de 60% dos motoristas têm pelo menos um pneu com pressão abaixo do recomendado. Além disso, 44% detectaram pressão 25% menor que o ideal durante cursos de direção.

O TPMS, ou Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (Tire Pressure Monitoring System), é um componente de segurança essencial nos veículos modernos. Este artigo explica como o TPMS funciona, como identificar se o sensor está defeituoso e os custos envolvidos na substituição. Com esse conhecimento, você poderá detectar anomalias na pressão dos pneus antes que se tornem um problema, protegendo a segurança sua e de sua família.

O que é TPMS?

TPMS significa Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus, composto por vários componentes, geralmente incluindo a válvula e o sensor integrado.

Existem dois tipos principais de tecnologia TPMS: indireto e direto.
- TPMS Indireto: Utiliza dados do sistema ABS (Sistema de Freios Antibloqueio) do veículo para estimar indiretamente a pressão dos pneus.
- TPMS Direto: Cada pneu possui um sensor de pressão instalado, que monitora em tempo real e envia os dados para a ECU do veículo. Se a pressão cair mais de 25%, o painel de instrumentos aciona alertas visuais e sonoros imediatamente.

Comparado ao TPMS indireto, o TPMS direto responde mais rápido e alerta o motorista em tempo real. Se o veículo possui display para pressão dos quatro pneus, é possível visualizar a pressão de cada pneu individualmente — algo que o TPMS indireto não consegue identificar quando vários pneus estão com pressão baixa simultaneamente.

A vida útil típica dos sensores varia entre 5 e 10 anos, dependendo do uso e condições da estrada. Principais motivos para substituição incluem:

- Bateria esgotada: A maioria dos sensores é alimentada por uma bateria interna que se desgasta com os anos.
- Danos físicos: Impactos com detritos da estrada, colisões ou instalação incorreta podem danificar os sensores.
- Desgaste de desempenho: Com o tempo, a precisão dos sensores pode diminuir, comprometendo o monitoramento.
- Falhas no sensor: Quando ocorre defeito, a luz de advertência no painel geralmente acende, indicando a necessidade de troca.

Como saber se seu sensor de pneu está com defeito?

A forma mais confiável de diagnosticar falhas no sensor é utilizando um scanner OBD-II. Esse equipamento conecta-se ao sistema de diagnóstico do veículo e lê códigos específicos de falha, oferecendo informações mais detalhadas do que a luz do TPMS.

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Códigos comuns incluem:
C0031: Falha no sensor do pneu dianteiro esquerdo, causado por dano ou perda de comunicação.
C0032: Problema no sensor do pneu dianteiro direito, geralmente devido a bateria fraca ou defeito.
C0033: Falha no sensor do pneu traseiro esquerdo, pode envolver dano ou problemas elétricos.
C0034: Sensor do pneu traseiro direito com problema físico ou bateria baixa.
C0035: Falha de comunicação do TPMS, indicando possíveis problemas em múltiplos sensores.

Custos para substituir sensores de pneus

O custo para trocar sensores depende de vários fatores, como a marca e modelo do veículo (carros de luxo e sistemas complexos exigem sensores específicos, elevando o preço), o tipo do sensor (sensores diretos costumam ser mais caros que os indiretos) e o custo da mão de obra, que varia conforme a região.

Conclusão

O TPMS não é apenas um monitor de pressão, mas um sistema crucial para a segurança ao dirigir. Conhecer sua composição (válvula, sensor), como diagnosticar falhas (scanner OBD-II, códigos de erro) e os custos envolvidos (tipo do sensor, mão de obra, reprogramação) permite uma manutenção preventiva eficaz. Sempre que a luz de aviso de pressão acender no painel, fique atento — o TPMS está alertando que sua segurança está em risco, e ignorar esse aviso pode trazer sérios perigos.

 

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